Conheça 3 grandes mulheres da música africana

As vozes e talentos das mulheres ressoam com uma profundidade e riqueza inigualáveis na cena musical africana. De Norte a Sul, Leste a Oeste do continente, suas melodias encantam e inspiram, refletindo a diversidade cultural e os ricos patrimônios musicais das nações africanas. 

Neste artigo, mergulharemos no universo musical de três mulheres excepcionais que têm deixado sua marca indelével na cena musical africana. Estas artistas não apenas elevam suas próprias vozes, mas também representam uma nova era de empoderamento feminino e expressão artística. 

Prepare-se para ser cativado pela música e história destas três grandes mulheres da música africana!

Chelsea Dinorath

A trajetória musical da angolana Chelsea Dinorath teve início em 2014, quando gravou sua primeira faixa utilizando um telefone celular. Em 2016, ela fez um retorno triunfante à cena musical com “Me Abala”, uma colaboração com Tchoboly que marcou o seu primeiro lançamento oficial.

Ao longo de sua trajetória profissional, Chelsea Dinorath estabeleceu uma parceria sólida com a B-Unik, o que lhe proporcionou a oportunidade de explorar novos gêneros musicais, como o rap, enquanto fazia parte do coletivo D3GVS.

Em 2023, Chelsea Dinorath apresentou ao mundo seu álbum de estreia, intitulado “Catarse”, um ponto de virada em sua carreira e que representou uma expressão genuína de sua arte.

Ayra Starr

Ayra Starr, originária da Nigéria, deu os primeiros passos em sua carreira musical ao criar covers de artistas renomados nas redes sociais. Foi por meio dessa abordagem que capturou a atenção do renomado executivo Don Jazzy, que a contratou para integrar a sua gravadora, a Mavin Records.

Criada em um ambiente familiar profundamente musical, o interesse de Ayra Starr pela música foi principalmente influenciado por sua família. Aos 10 anos de idade, ela já fazia parte do coral da escola e iniciou sua jornada na composição de músicas em colaboração com seu irmão.

No começo de 2021, Ayra Starr conquistou o reconhecimento popular com o lançamento de seu EP de estreia homônimo, além do single de sucesso “Away”, que permaneceu duas semanas consecutivas no quarto lugar da parada TurnTable Top 50 da Nigéria. 

Posteriormente, em 2022, Ayra Starr obteve reconhecimento internacional com o lançamento de sua música “Rush”. O single alcançou posições de destaque em diversos territórios, como Suíça, Irlanda e Reino Unido, onde chegou ao número 24 nas paradas musicais.

Tyla

Tyla Laura Seethal, mais conhecida simplesmente como Tyla, veio ao mundo na cidade de Joanesburgo, África do Sul, em uma família com raízes diversas, incluindo ascendência indiana, zulu, mauriciana e irlandesa.

A sul-africana iniciou sua jornada compartilhando músicas originais e covers em suas redes sociais, além de enviá-las para várias personalidades da indústria musical. Foi então que seu primeiro empresário a descobriu e organizou suas primeiras sessões de gravação.

Em 2021, Tyla fechou um contrato com a Epic Records, impulsionada pelo sucesso nacional de seu single de estreia “Getting Late”. Mas foi somente com o seu single   “Water”, lançado em 2023, que a cantora alcançou o reconhecimento internacional: a música figurou nas paradas de dezessete países, incluindo uma posição no top dez do UK Singles Chart, tornando-a a primeira artista sul-africana em 55 anos a entrar na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos como artista solo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *