5 magos angolanos para conhecer
Angola, uma nação vibrante e repleta de diversidade cultural, é o lar de uma cena musical pulsante que merece ser descoberta.
Neste artigo, embarcaremos em uma jornada fascinante pelo mundo da música angolana, apresentando cinco talentosos magos cujo trabalho reflete a rica cena musical do país.
Prepare-se para mergulhar na criatividade deslumbrante destes cinco magos que estão conquistando corações e transcendendo fronteiras com suas obras excepcionais.
DJI TAFINHA
Dji Tafinha nasceu em Angola, na província de Lunda Norte, e começou na música aos 12 anos. Conseguiu atingir a popularidade pela primeira vez com a música “Ela Só Dá Bandeira”. Actualmente, seu trabalho varia entre diversos gêneros musicais, como rap, R&B, zouk e rock alternativo.
Além de escrever músicas, também é reconhecido como um dos maiores produtores musicais de Angola, tendo já trabalhado ao lado de artistas conceituados no país. Em 2015, foi convidado para ser um dos mentores do programa televisivo “The Voice Angola”. Dji Tafinha é CEO da produtora musical Galaxia.
CEF TANZY
Cef Tanzy iniciou sua carreira musical aos 9 anos no grupo coral da Igreja Boa Nova por influência dos seus irmãos mais velhos. Em 2003 teve a sua primeira experiência como cantor participando no concurso de imitação, Estrelas aos Palcos, e chegou a estar entre os finalistas.
Em 2010, conheceu o empresário Mi Mosquito e, desta parceria, nasceram hits como Pintor de Rua, Amor é prático e Campeã. A partir de então, ganhou notoriedade no mercado lusófono e já acumula mais de 14 prêmios musicais nas mais variadas categorias. Actualmente, Cef Tanzy é CEO da C8 Music Group.
BUTTON ROSE
Natural da Lunda-Norte, o jovem Button Rose tem origem humilde. Entrou para a indústria musical com o apoio de sua família e amigos e, graças ao seu esforço e talento, conquistou corações por todo o país.
Com suas melodias cativantes ao som de zouk, kizomba e outros gêneros típicos de Angola, Button Rose encanta e emociona também graças à sua história inspiradora!
YANNICK AFROMAN
Yannick Afroman, autor do renomado álbum “Mentalidade”, iniciou sua carreira no rap em 1989, em Paris, fazendo freestyle. Segundo o rapper, a música o ajudou a sair da “escravidão mental”.
O rapper foi o primeiro artista angolano a encher o Estádio dos Coqueiros, em 2008. Com uma carreira extensa, tem em seu portfólio colaboração com artistas de renome, como Anselmo Ralph e Ferre Gola.
PAULO FLORES / YURI DA CUNHA
Os renomados cantores angolanos Paulo Flores e Yuri da Cunha, cujas vozes são amplamente reconhecidas em Angola e na Lusofonia, uniram-se novamente para produzir a faixa ‘Njila ia Dikanga’.
Esta não é a primeira colaboração entre os artistas. A parceria teve início com ‘Rumba nza Tukine’ em 2009, originalmente um clássico de David Zé que ganhou nova vida nas mãos de Paulo Flores e Yuri da Cunha.
O mais recente lançamento da dupla é o EP “No Tempo das Bessanganas”, uma reverência à identidade das culturas e ritmos tradicionais angolanos.